sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MAIS UMA TRAGÉDIA EM MINERADORAS: SAMARCO MINERADORA S.A. E O SOTERRAMENTO DE UMA LOCALIDADE

Houve  rompimento das barragens de Fundão (que rompeu primeiro) e Santarém da Samarco Mineração S.A, no dia  05 de novembro de 2015, por volta das 15:30hs. Estas barragens estão instaladas no Distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana (MG), que fica a 135 km de distância de Belo Horizonte. A onda de lama atingiu 2,5 metros de altura.

Ela é uma empresa de mineração, beneficiamento, pelotização, e exportação de minério de ferro, constituída em 1973 e em funcionamento desde 1977. O Controle acionário está dividido entre a Companhia Vale do Rio Doce e a anglo-australiana BHP Billiton. 

As causas estão sendo apuradas. É uma tragédia social e ambiental. No entanto, não foi a única. Tem-se vários documentos, reportagens e estudos de acidentes em barragens de rejeitos em Minas Gerais. 
O primeiro foi em 1986, no qual sete pessoas morreram em Itabirito (veja a reportagem http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/05/interna_gerais,705019/barragens-de-rejeito-ja-causaram-diversas-tragedias-em-minas-gerais-relembre.shtml)

No caso da Samarco, a informação que se tem é que os resíduos são de água e rejeitos de minério de ferro (baixo potencial poluidor, segundo a Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto), 
A mineração causa danos diretos e indiretos e, às vezes irreversíveis, ao meio ambiente (água ar, solo e ecossistema)  bem como à vida humana. 

Como aprendemos na escola, Minas Gerais tem atividade mineradora intensiva decorrente de suas grandes reservas. 


De acordo com o sindicato, o Estado extrai mais de 160 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e responde por 29% de toda a produção mineral do pais, por 53% da produção de minerais metálicos  e cerca de 50% de todo o ouro produzido no Brasil.

É a única fonte nacional de produção de zinco, maior produtor de ferro, ouro, fosfato (segunda jazida em produção e a área está arrendada para a Bunge Fertilizantes), grafita, litio e calcário. É também a responsável pela geração de 75%  de todo o nióbio do mundo (http://www.sindiextra.org.br/?pag=interna&cat=perfil-do-setor&id=25).


Uma apresentação dos minérios existentes está no site http://www.sindiextra.org.br/?pag=interna&cat=perfil-do-setor&id=25


A Samarco em seu site alega que os rejeitos não apresentam riscos à saúde, mas a televisão e várias organizações apontam alguns problemas, inclusive a presença de mercúrio. Vamos aguardar um pouco.. 
Fonte: http://celuloseonline.com.br/maior-desastre-da-mineracao-mundial-barragens-de-mineradora-se-rompem-e-causa-destruicao-em-mg/


Outra figura explicativa está a seguir.


Fonte:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html






Problemas com mineradoras não são de hoje. Com isso, as tragédias se multiplicam e sempre se nos apresenta como algo não muito claro.

Nessa, atual, talvez (espero que eu esteja enganada) estão construindo uma explicação em cima de terremotos de baixa magnitude (que ocorreram realmente, mas a questão é que estes não são capazes de romper as barragens - se for isso, está acontecendo há tempos, pois, é um processo gradativo). 


Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html




















Segundo a Exame digital, em 2013, foi elaborado um documento técnico - elaborado, em grande parte por professores da UFMG -  que alertava sobre o risco de uma tragédia. O mesmo apontava que, com a evolução da saturação por causa do fluxo natural das águas superficiais resultantes da chuva, haveria saturação. Esta ocasionaria "a ressurgência de água nas faces dos taludes da pilha estéril e a possibilidade de desestabilização da face do talude, resultando em colapso"....  vários colapsos em diferentes níveis de taludes e criar um fluxo de material com grande massa estéril se deslocando para jusante na direção do corpo da barragem do Fundão e adjacências". 
Segundo a mesma revista,  o diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescoci, "desconhece esse estudo" (http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/estudo-alertava-para-risco-de-barragem-em-mariana-romper) 

Atualizando a informação, em 10/11/15, a lama CONTAMINADA chegou ao rio Gualaxo e ao município de Barra Longa, a 60 km de Mariana. Atingiu também o rio Doce, que está muito degradado pelo assoreamento e desmatamento, com mortandade de peixes.

Houve suspensão da captação de água para abastecimento humano em 5 cidades mineiras (Águas Claras, Paracatu, Pedras, Fonte do Gama e Camargos) e alerta em mais de 15 cidades de Minas Gerais (tais como, Nova Era, Ponte Nova, Antonio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés) e Espírito Santo (Baixo Guandu, Colatina e Linhares), abastecidas pelo rio Doce.

Apresento o link interessante de imagens de problemas ambientais nas minerações de ferro (MG) e de estanho (RO),e nas indústrias metalúrgica e siderúrgica (MG, SP,RS) MG e RS: 

Essas fotos foram feitas por Oswaldo Sevá entre 1991 e 2004, durante visitas técnicas feitas durante consultoria prestada aos sindicatos de trabalhadores e às prefeituras municipais e em observações de percurso nas regiões

As fotos de RO: fotos de 1998, durante vistoria dos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente 
SP: aerofotos de fevereiro e março de 2004, cedidas pelas entidades ambientalistas do Estado de SP

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/pdf_slides_serie2_miner_metalurgia.pdf


pesquisas adicionais
- http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151106_minasgerais_perguntas_hb
- http://www.valor.com.br/empresas/4305576/lama-de-acidente-da-samarco-ameaca-agua-100-km-e-alerta-15-cidades




Nenhum comentário: