sábado, 1 de setembro de 2007

Ecossistema

Existem várias definições sobre ecossistema. Apresentarei algumas.
O ecossistema é definido como um sistema aberto que inclui, em uma certa área, todos os fatores físicos e biológicos (elementos biótipos-vivos e abióticos-não vivos) do ambiente e as suas interações.
O ecossistema ainda pode ser conceituado como uma unidade funcional, que inclui, ao mesmo tempo, os seres vivos e o meio físico e biológico onde vivem, com todas as interações reciprocas entre o meio e os organismo"(Dajoz, 1973).
O ecossistema pode ser conceituado como um "... sistema resultante da integração de todos fatores vivos e não vivos do ambiente" (Tasley, citado por Branco e Rocha, 1987, 20), ou seja, "... qualquer unidade que inclua todos os organismos (a 'comunidade') de uma determinada área interagindo com o meio físico de forma tal a originar um fluxo de energia definindo claramente uma estrutura trófica, uma diversidade biológica e um ciclo de matérias (intercâmbio de matéria entre partes vivas e não vivas) ..." (Odum, citado por Branco e Rocha, 1987, 20).
Estes autores definem os elementos componentes do ecossistema - os elementos vivos (organismos) e não vivos (meio físico) em interações; definem a natureza destas interações - fluxos de energia e informações entre organismos e meio físico; e definem a finalidade destas nem a finalidade destas interações - a nutrição e a biodiversidade.
Pode ser ainda: "Os vegetais , animais e microorganismo que vivem numa região e constituem uma comunidade biológica estao ligados entre si por uma intrincada rede de relações que inclui o ambiente físico em que existem estes organismo. Estes componentes físicos e biológicos interdependentes formam o que os biológicos designam com o nome de ecossistema". (Ehrlich & Ehrlich, 1974).
"O espaço limitado onde a ciclagem de recursos através de um ou vários níveis tróficos é feita por agentes mais ou menos fixos, utilizado simultânea e sucessivamente processos mutuamente compatíveis que geram produtos utilizáveis a curto ou longo prazo" (Dansereau, 1978).
"É um sistema aberto integrado por todos os organismos vivos (compreendido o homem) e os elementos não viventes de um setor ambiental definido no tempo e no espaço, cujas propriedades globais de funcionamento (fluxo de energia e ciclagem de matéria) e auto-regulação (controle) derivam das relações entre todos os seus componentes, tanto pertencentes ao ecossistemas naturais , quanto aos criados ou modificados pelo homem" (Hurtubia, 1980).
"Sistema integrado e auto funcionamento que consiste em interações de elementos biótipos e abioticos; seu tamanho pode variar consideravelmente"(USDT, 1980).
Compreende a comunidade total de organismo, junto com o ambiente físico e químico no qual vivem se denomina ecossistema, que é unidade funcional da ecologia (Beron, 1981)
Como se pode observar existem conceitos mais complexos e outros mais simples. Como elemento comum, os conceitos referem-se às relações estabelecidas entre todos os seres vivos (incluindo o Homem), denominados elementos bióticos, e os elementos abióticos (não tem vida). Estas relações resultam na alteração, pelo Homem, principalmente, do ambiente físico, natural assim como o ambiente construido.
O que se tem a ressaltar é que nos ecossistemas que abrangem aglomerações de população e atividades humanas (ecossistema urbano) a energia e as matérias necessárias a seu desenvolvimento provem predominantemente do seu exterior. Com isso, o desenvolvimento destes ecossistemas tem como limite apenas a disponibilidade de recursos naturais que não podem ser importados, como o ar, a água, o solo, o silêncio, cujo esgotamento pode impor limites a seu desenvolvimento. As relações dos homens de apropriação e uso destes elementos da natureza são relações constitutivas do ambiente urbano.

2 comentários:

adilsoncentury21 disse...

parabéns pelas postagens de excelente nível, qualificados. Keep up the good work
(se puderem façam nos uma visita - somos um top 50 referenciadores poruser.owt.com e listados como um dos melhores por blooger-index!)

google disse...

oi eu adore esse tipo de ecossistema parabens