Fonte: http://hypescience.com/carl-sagan-contra-a-forca-das-supersticoes-e-fundamentalismo/ |
O astrônomo Carl Sagan (1934-1996), em um cálculo, que se tornou clássico, propôs que se toda a história do universo pudesse ser comprimida em um único ano, os seres humanos teriam surgido na Terra há apenas sete minutos.
Nesse período, o homem inventou o automóvel e o avião, viajou à Lua e conquista o universo, criou a escrita, a música e a internet, dominou o fogo, venceu doenças e triplicou sua expectativa de vida.
Nestes sete minutos, obteve uma série de conquistas: os avanços na medicina, na agricultura, na educação, na indústria e serviços são impressionantes. A expectativa de vida do homem mais do que quadruplicou e as oportunidades de melhoria da qualidade de vida aumentaram para quase todos os países do mundo.
Contudo, o Homem agrediu a natureza mais que todos os outros seres vivos do planeta em todos os tempos. Excessos foram cometidos pelas atividades industrial e agrícola, com a ocupação humana em áreas de risco e ambientalmente incorretas, ocupação dos últimos redutos selvagens e pela interferência do homem na reprodução e no crescimento dos animais e vegetais. Mais de um milhão de pessoas não tem acesso à água e um quarto passam fome. Acreditamos que o desenvolvimento com crescimento econômico, mas sem sustentabilidade ambiental e equidade social não é desenvolvimento. A natureza e a sociedade podem cobrar altos preços...
Um comentário:
isso é horrível!!!!!!!!!!!
Postar um comentário