terça-feira, 10 de julho de 2007

O que é Meio Ambiente?

Existem diversos conceitos para Meio Ambiente e estes variam conforme a formação acadêmica e devido ao fato de o conceito estar sendo construído.
Fonte: http://www.bimzz.com/nature/few-craziest-things-in-nature-you-wont-believe-actually-exist/

Mas, por outro lado, a construção e a ênfase diferenciada dada pelos especialistas não quer dizer que não há consensos. A flexibilidade não é tão grande assim. Considero que as questões conceituais centrais são: a) se o Homem será ou não considerado como parte integrante do meio ambiente e, b) ao ser levado em conta, como será tratado.

Uma outra questão importante, antes de apresentar o conceito em si, é que a ciência ambiental é multidisciplinar e ao considerar os vários elementos integrantes do meio ambiente supõe, no mínimo, certo diálogo entre as ciências. Até que ponto isso ocorre?

Juridicamente, meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (Art. 3º, I, da Lei 6.938, de 31.8.81. Decorrente desta, a Constituição Federal do Brasil de 1988 afirma que o meio ambiente divide-se em físico ou natural, cultural, artificial e do trabalho).

Fonte:http://tthh.co.uk/?attachment_id=348

Vejam que é um conceito que enfatiza o papel dos seres vivos (que inclui o Homem) e, ao dividir em quatro o meio ambiente, devido à necessidade de regulamentações (leis e normas) específicas permite a abordagem segmentada e nem sempre levada em seu todo pelas ciências.


Na área social, o termo Meio Ambiente é utilizado para indicar um “espaço” composto por elementos bióticos (tudo que tem vida) e abióticos (o que não tem vida) que interagem. O ser vivo troca energia e interage modificando o espaço abiótico e sendo modificado por ele.

No caso do ser humano, além dos aspectos físico e biológico soma-se o sociocultural.

A herança cultural e os fatores sociais, quer dizer, as visões herdadas sobre o meio físico e biológico e as relações dos homens com outros homens e com o meio ambiente condicionaram e condicionam a sua evolução.

Pode-se, portanto, sintetizar o conceito com: O meio ambiente é a soma de todas as condições externas (sociais, culturais, físicas, ecológicas, políticas, produtivas e econômicas) que afetam a vida dos organismos, inclusive o Homem, o desenvolvimento e a sua sobrevivência e é afetado por ele.

Portanto, ao interagir com os elementos (sociais, econômicos, políticos, culturais, bióticos e abióticos) do seu ambiente, os homens provocam modificações e estas, por sua vez, levam o Homem a se modificar/adaptar e a mudar a própria visão que ele possui sobre a natureza.

Os exemplos históricos são muitos, mas vou sintetizar (discutirei futuramente). O Homem passou de idolatria e submisso à natureza para dominador da natureza. Agora, sem largar da visão que pode continuar a dominar, volta a refletir sobre os impactos locais e globais que provoca e procura caminhos alternativos que lhe possibilitem a sua sobrevivência assim como a do capital.

Nenhum comentário: