domingo, 8 de julho de 2007

Kibe assado delicioso e macio


Esta é uma receita de família.
Todos fazem Kibe assado, mas nem todos conhecem o segredo para ficar macio. Muitos amigos perguntam como eu faço e, agora, que resolvi ter o meu blog resolvi socializar o segredo de família.
Aqui vai.

Ingredientes:
1 pact de trigo para kibe (eu gosto do trigo mais grosso)
600 gr de carne moida de primeira (precisa ser de primeira senão, quando assado, encolhe e fica gorduroso)
sal a gosto
1 maço de hortelã picadinha
2 cebolas médias bem picadinhas (se lacrimejar, deixe-as na água por um tempo)
óleo que não seja de soja

Modo de fazer:
Despeje todo o trigo em uma tigela com água. A água precisa ficar uns 4 dedos acima do trigo (ele cresce, pois, absorve a água)
Deixe o trigo de molho em água por meia hora. Depois retire todo o excesso de água e passe trigo úmido para uma tigela grande.
Nesta tigela com trigo acrescente a carne moida, a hortelã, o sal e a cebola.
Para amassar tudo junto acrescente um pouco de azeite de oliva (dá um toque especial) ou, se não gostar ou não tiver, óleo que não seja de soja (eu, particularmente, acho que o assado fica muito pesado) . Colocar o azeite facilita o amassar do trigo.
Amasse por uns minutos, até voce sentir e ver que está tudo misturado.
Experimente para ver se está bom de sal. Com o tempo (experiência), voce saberá a proporção certa e o experimentar passa a ser uma desculpa para apreciar o gosto ou degustar essa maravilha.
Agora aqui vai a dica:
pegue uma assadeira grande e cubra com óleo sem ser de soja (CUIDADO: não use azeite). Espalhe o kibe na assadeira, de maneira homogênea.
Corte a massa de forma quadrada ou na diagonal.
Feito isso, acrescente mais óleo até formar uma camada na superficie bem fina.
Voce pode achar que é muito óleo, mas voce precisava ver o que minha avó e minha mãe colocavam na assadeira. Aquilo sim é que era exagero.
Eu só posso dizer que é preciso, só assim ele ficará macio.
Coloque para assar por, mais ou menos, uma hora. Se voce quiser mais assado, deixe mais um pouco.
E depois retire do forno e sirva quente. Todos adoram e voce receberá elogios.

Um comentário:

Mariana Maia de Miranda disse...

Amalia,
o kibe assado é maravilhoso.
sempre tive vontade de saber fazer kibe, e agora que aprendi ja fiz varias vezes.
Abraço
Mari