quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TUFÃO NAS FILIPINAS

Pessoal, esse é o quinto tufão que atinge as Filipinas este ano!!!! (o ultimo foi em maio de 2015. Passo a notícia da Veja e complemento (marcado com amarelo) com informações mais atuais e meus comentários.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/tufao-atinge-norte-das-filipinas
O norte das Filipinas foi atingido no domingo por um tufão com ventos constantes de 175 quilômetros por hora e rajadas de até 210 quilômetros por hora. Estima-se que pelo menos 25 000 habitantes foram evacuados e quatro morreram (em 22 de outubro eram 54 mortos).
O tufão Koppu  inundou extensas regiões, danificou seriamente a vegetação e plantações e derrubou diversos postes elétricos, de acordo com fontes oficiais. As autoridades ainda estão em alerta pelo possível transbordamento de alguns rios, como o Marikina e o Magat - o que pode gerar ainda mais inundações em diversas regiões. Além disso, ao menos 24 voos nacionais e internacionais foram cancelados. Em 22/10/15, mais de 300 localidades foram atingidas 
O Koppu tocou terra na cidade de Casiguran, no litoral nordeste das Filipinas, e espera-se que ele permaneça em território filipino durante quatro dias. Cerca de 30 províncias do norte das Filipinas estão sob alerta.
Todos os anos, cerca de 15 a 20 tufões atingem as Filipinas durante a temporada de chuvas, entre junho e novembro. Em 2013, o Haiyan, um dos mais potentes da história, deixou 6 300 mortos, mais de 1 000 desaparecidos e 14 milhões prejudicados.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2015/10/21/
interna_mundo,503299/passagem-de-tufao-pelas-filipinas-deixou-47-mortos.shtml

Apesar da reportagem tratar como se fosse sempre assim, muitos cientistas consideram que a intensidade e a quantidade seja decorrente do aquecimento global. Fiquemos atentos.

Nenhum comentário: