sábado, 1 de novembro de 2008

Limites do crescimento: Clube de Roma: Capítulo 04

Como muitos procuram o livro e não acham, resolvi fazer um breve resumo do mesmo. Aos poucos, vou disponibilizando.
Hoje, apresento o capítulo 04. Acho que ele é um dos mais importantes do livro.
Só quero salientar que, não há opiniões minhas. Aqui é o Relatório.

Capítulo 04 – Tecnologia e os Limites do Crescimento

Nos últimos 300 anos a humanidade conseguiu expandir os limites aparentes do crescimento econômico e populacional, o que antes eram impossíveis, graças aos avanços tecnológicos. Pessoas acreditam que estes avanços serão capazes de expandir indefinidamente os limites físicos do planeta e falam do futuro com perspectivas otimistas.
‘‘O domínio da humanidade sobre (...) as inesgotáveis fontes de energia, e o avanço rápido da tecnologia(...)’’, permite obter uma maior quantidade de produtos com um menor espaço físico utilizado e foi o que provocou as falhas nas previsões pragmatistas de Malthus.
Antes de achar que inovações tecnológicas são soluções para os problemas da sociedade, Meadows analisa, a partir do impacto global de novas tecnologias, a curto e longo prazos, todos os cinco setores engrenados no sistema população-capital.

Tecnologia no Modelo Mundial
Tecnologia é um termo muito amplo que envolve indefinidas técnicas que surgem de diferentes setores. Assim será apresentado separadamente cada técnica proposta para abordagem da ‘‘avaliação da tecnologia’’ global, a longo prazo.

Energia e recursos naturais
Os limites impostos pelos combustíveis fósseis já foram superados, pelo surgimento da energia produzida, a partir da fissão nuclear. Mas que efeito o uso crescente da energia nuclear terá sobre a disponibilidade dos recursos naturais do sistema mundial?
Autoridades no assunto afirmam que formas novas e abundantes de energia possibilitarão à humanidade utilizar matérias como minérios mais pobres, rochas comuns e reciclar detritos sólidos, que de outra forma seriam inatingíveis. Esta não é uma opinião fomentada por todos os especialistas.

1. Modelo Mundial com Reservas ‘‘Ilimitadas’’
Adotando duas suposições:
1. O uso de energia nuclear duplicará as reservas de recursos naturais
2. A energia nuclear possibilita a realização de programas extensivos de reciclagem e substituição.

Mesmo com fontes ‘‘ilimitadas’’ de recursos naturais, o crescimento será interrompido pelo aumento da poluição; pois já será enorme a quantidade de detrito inutilizável produzidos para mineração e preparos de rochas. Além do mais medidas de seguranças deverão ser tomadas para evitar a perda de soluções e conseqüente contaminação do lençol aquático subterrâneo e águas superficiais. Medidas incertas por se tratar de energia nuclear.
Se tudo isso der certo, realmente, não faltarão recursos naturais. Contudo, a eminente poluição fará com que a produção de alimentos caia, o que ocasionará a diminuição, com o passar do tempo, da demografia mundial. Com menos pessoas, a produção industrial tende a cair, também. Isso demonstra que a oferta de recursos ilimitados não é a chave para a manutenção do crescimento no sistema mundial. Esta disponibilidade deverá ser acompanhada pelo controle da poluição.

Controle da Poluição
É sabido que a mudança da fonte de energia (fóssil para nuclear) causará redução, por exemplo de gases nocivos, como óxido de Carbono (CO2) e óxido de enxofre (SO2) assim como a reciclagem de certos produtos. Reduzirá também a poluição produzida por detritos sólidos e alguns metais tóxicos.
Entretanto, a mudança para energia nuclear pouco afetará a poluição por sub-produtos da indústria manufatureira, poluição térmica e a decorrentes das atividades agrícolas.
Com a criação de novas energias, dispositivos de controle da poluição deverão ser criados. Porém, o controle rigoroso - o que não significa controle total – por restrições tecnológicas – economicamente tornam o investimento inviável, pois, eles tem o custo de produção industrial.

2. Modelo Mundial com reservas ‘ilimitadas’ e controle da poluição.
Considerando que os meios tecnológicos fazem com que ocorra a diminuição da poluição para ¼ do nível atual - não importando que seus valores máximos vão muito além dos atuais - pode-se concluir que o esgotamento de recursos naturais e a poluição nunca se tornarão um problema. Ainda assim, topa-se com um limite, a escassez de alimentos, pois novas terras serão exploradas e as antigas terão sua capacidade de produção aumentada. No entanto, parte da terra cultivável será destinada para fins urbano-industriais e uma parte será destruída pela erosão.

3. Modelo Mundial com reservas ‘ilimitadas’; controle da poluição e aumento da produção agrícola.
Com tudo andando perfeitamente, ou seja, com reservas naturais ilimitadas, poluição controlada e aumento na produção agrícola, ainda assim o mundo entraria em caos, pois aconteceria o aumento da população global. À medida que a população cresce, a taxa de alimentos per capita diminui. Com a escassez de alimentos eminente, a produção industrial será desviada para produção agrícola com conseqüente falta de investimentos, a produção industrial começará a cair. Quando a quantidade de alimentos per capita atingir o nível de subsistência, a taxa de mortalidade crescerá pondo um limite ao crescimento demográfico.

Aumento da produção de alimentos e controle da natalidade
O problema anterior pode ser visto por duas maneiras:
1) Falta de alimento
2) Excesso de população
A saída tecnológica para o primeiro, seria a revolução verde (desenvolvimento de novos cereais, com alto rendimento) e para o segundo problema é proporcionar melhores meios para controle da natalidade.

4. O modelo mundial com reservas ‘ilimitadas’, controles de poluição e um “perfeito” controle de natalidade.
O perfeito controle da taxa de natalidade refere-se ao fato de os pais terem somente os filhos realmente desejados. Isto implica que a população mundial continuará crescendo, o que adiará duas décadas ou um pouco mais os limites suportados pelo mundo.
O Sistema Modelo, que foi adotado, faz uso de energia nuclear, recicla recursos naturais, explora reservas naturais de fontes remotas, retém todos os poluentes possíveis, aumenta o rendimento da terra de maneira inconcebível e produz, somente, os filhos realmente desejados pelos pais. No entanto, ainda assim, só se prolongou o período de crescimento industrial e da população, mas não removeu os limites definitivos desse crescimento.
De acordo com a lei de Newton, para toda ação gera-se uma reação. Isto prova que, caso se considere, cada mudança no sistema como uma ação, o colapso é uma reação. Quanto mais rápida for uma reação, por exemplo o crescimento exponencial da população, mais rápido também será o colapso da falta de alimentos no mundo. E mais, quanto mais tempo demorar para se produzir uma nova tecnologia para desenvolver sementes de alimentos mais produtivas, menor será a taxa de alimentos per capita e mais tempo durará a fertilidade do solo. Tudo está interligado e o sistema condenado ao colapso.

Um outro exemplo de ação e reação e que também demonstra a demora da reação é ‘‘(...) a poluição, gerada em quantidades exponencialmente crescentes, pode ir além do ponto perigoso, porque este ponto só é percebido anos depois de a poluição maléfica ter sido liberada(...)’’ (Meadows,1972).